vRA 7.4 – Integrando com o Active Directory

vRA 7.4 – Integrando com o Active Directory

Olá pessoal! Neste post da série sobre o vRA 7.4 vamos aprender como integrar o Active Directory com o vRA, assim podemos efetuar login com usuários do domínio ao invés de utilizar os usuários do vsphere.local. Para ver todos os posts da série do vRA na sequencia correta, leia o post vRA 7.4 – Série de Posts.

Navegue até Administração > Gerenciamento de Diretórios > Diretórios > Adicionar Diretório > Adicionar Active Directory sobre LDAP/IWA.

Agora vamos completar as informações. Defina o nome do diretório e selecione Active Directory (autenticação integrada do Windows). Obs: ambas as formas funcionam, mas eu prefiro esta.

Defina o nome do domínio, usuário com permissão de administrador (domain admin) e senha. Abaixo digite o usuário (formato UPN user@domain) e senha. Por que completar duas vezes as informações de usuários? O primeiro campo adiciona a appliance do vRA no domínio e o segundo é utilizado para pesquisar usuários e grupos no AD. Neste caso é o mesmo usuário para ambos os casos, mas recomendo que seja criado um usuário de serviço para atuar neste caso.

Selecione o seu domíno.

Aqui não é necessário alterar nada, então mantenha o padrão e avance.

Agora você irá especificar o caminho para o vRA encontrar os seus grupos. Se for uma OU especifica (como é o meu caso) defina mantendo o padrão contido na imagem abaixo e para usar a raiz do domínio digite DC=SeuDominio,DC=local. Repita o mesmo passo com a localização dos usuários e avance para sincronizar.

Por fim será possível visualizar o seu domínio listado.

Quando você for logar no portal novamente terá a opção de escolher o seu domínio. Então basta selecionar o seu domínio e entrar com as credenciais do seu usuário da rede (não precisa do @dominio para logar).

IMPORTANTE: antes de conseguir efetuar login com o seu usuário da rede, é necessário configurar as permissões, para isso siga este post Configurando Usuários, Grupos e Permissões.

Pronto, agora você pode seguir com as demais configurações. Leia o post vRA 7.4 – Série de Posts para saber sobre os próximos passos. Até mais!

Posts Relacionados

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogueiro, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. É líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *