vRA 7.4 – Configurando Endpoint vSphere

vRA 7.4 – Configurando Endpoint vSphere

Olá pessoal! Neste post da série sobre o vRA 7.4 vamos aprender como configurar um endpoint vSphere (vCenter), ação fundamental para associarmos os recursos computacionais do vCenter Server com o ambiente do vRA. Para ver todos os posts da série do vRA na sequencia correta, leia o post vRA 7.4 – Série de Posts.

Para criar o Endpoint vá até aba Infraestrutura > Endpoints > Endpoints > Novo > Virtual > vSphere (vCenter).

Defina o nome do endpoint, endereço do vCenter Server (https://vcenter/sdk) e as credencias de acesso (domain\user). Lembre-se que o nome do endpoint deve ser o mesmo definido por você no momento da configuração do vRA na parte dos agents.

Teoricamente apenas com estes dois passos já seria suficiente para o servidor do IaaS se conectar no vCenter Server e me trazer os recursos computacionais (cluster, hosts, etc), porém, eu tive problemas com o data collection e precisei alterar algumas configurações do DTC (Distributed Transaction Coordinator).

Para resolver estes erros foi necessário remover e reinstalar o serviço msdtc no servidor do IaaS e do SQL Server. Para isso, abra o command promtp como administrador e execute msdtc -uninstall para desinstalar o serviço e depois msdtc -install para instalar. Agora vamos ajustar a configuração do DTC, para isso abra o executar > digite dcomcnfg.exe > Component Services > Computers > My Computer > Distributed Transaction Coordinator > botão direito em Local DTC > Properties > Security e deixe exatamente como na imagem abaixo.

 ➡ ATENÇÃO: este procedimento deve ser feito nos servidores do IaaS e SQL Server. Após executar reinicie os servidores. Agradeço ao definit e ao vcdx56 pelos excelentes posts.

Pronto, agora você pode seguir com as demais configurações. Leia o post vRA 7.4 – Série de Posts para saber sobre os próximos passos. Até mais!

Posts Relacionados

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogueiro, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. É líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *