VMworld 2019 – Terça-feira 27/08

VMworld 2019 – Terça-feira 27/08

Seguimos no VMworld nesta terça-feira ensolarada e com aquele vento desgraçado típico de San Francisco. Este é o segundo dia e como de costume a abertura do evento é com a general session. Na verdade todos os dias (de segunda a quarta-feira) temos a general session logo noinicio da manhã e são nestas sessões que acontecem os lançamentos e novidades. Então iniciamos o dia com a general session com Ray O’Farrell, Greg Lavender e Pat Gelsinger e mais uma turma. Inclusive aconteceu uma coisa bem bacana, o Pat anunciou que o Ray O’Farrel que é o atual CTO agora será o líder de cloud native e o Greg Lavender será o novo CTO. Como disse o Valdecir, aconteceu um vMotion ao vivo aí 🙂 (veja o momento exato aqui).

Vamos aos pontos mais importantes desta segunda general session:

  • VMware Cloud on DellEMC – demonstram a simplicidade de configurar um SDDC na nuvem DellEMC. Mostraram o funcionamento dos pods de Kubernetes executando nativamente no ESXi. O plano de controle do Kubernetes é incorporado diretamente no vCenter Server.

  • Tanzu Mission Control – leva a abordagem centrada no aplicativo. Demonstraram a criação de uma política de controle de acesso para um aplicativo. É possível configurar a delegação dentro do controle da missão e configurar o acesso em todos os clusters em várias nuvens.

  • NSX – mostraram como o NSX Intelligence funciona (basicamente existe uma AI que aprende e aplica o fluxo de rede, em seguida é possível criar as regras de firewall automaticamente baseado na analise preliminar). Falaram também sobre o AppDefense (é possível visualizar todos os alarmes no console, entrar no console do AppDefense e corrigir o script não autorizado e garantir proativamente a segurança de aplicativos) e por fim falaram sobre o NSX Service Mesh

  • vRealize Operations – projeto Magna permite que problemas sejam corrigidos dinamicamente.

  • Desktop as a Service – desktops do VMware Horizon como um serviço na AWS. Novo serviço de gerenciamento do Horizon.

Além disso, mostraram ao vivo uma migração de HCX, onde uma VM que estava no VMC-Azure foi migrada para o VMC-AWS. Falaram sobre ESXi em dispositivos ARM e também sobre Cross-Cloud vMotion.

Mantendo o padrão, a noite ainda temos as festas dos fabricantes. Para hoje eu me registrei na festa da Veeam Legendary e do vExpert, porém não vou poder participar de nenhuma, pois hoje é dia do #vSoccer 🙂

No site da VMworld estão todos os videos das sessões e o William Lam fez um compilado de todas as sessões podendo ser assistido online ou baixados.

Estou publicando fotos e videos sobre o VMworld no meu twitter e instagram (stories). Fiquem a vontade para seguir e comentar 🙂

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogueiro, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. É líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *