VCAP-DCV Design – Conceitual, Lógico e Físico

VCAP-DCV Design – Conceitual, Lógico e Físico

Olá pessoal. Estou estudando para o VCAP-DCV Design e, como escrever faz parte do meu processo de aprendizagem, irei escrever vários posts sobre assuntos referentes ao exame (baseado no blueprint).  

Vamos lá, o assunto de hoje será sobre design conceitual, lógico e físico.

Fonte: Steve Pantol

Design Conceitual

O design conceitual é abstrato (alto nível) e inclui apenas os componentes e entidades mais importantes. O arquiteto entra em contato com os principais interessados no projeto (stakeholders) e entende o que cada um precisa/espera do projeto, além de identificar e compreender as principais restrições e requisitos do negócio. O propósito do design conceitual é fornecer uma visão compreensível da solução proposta.

Design Lógico

O design lógico é detalhado e inclui os principais componentes e entidades, além de seus relacionamentos. O objetivo é traduzir toda a imprecisão conceitual em um plano de arquitetura adequado. No design lógico é onde o arquiteto começa a tomar decisões e inclui todos os serviços do negócios, nomes, detalhes de aplicações e outras informações relevantes para fins de desenvolvimento.

Design Físico

O design físico é mais detalhado e possui todos os principais componentes e entidades identificados em servidores e localidades ou serviços, objetos ou soluções de software (inclui todos os detalhes conhecidos: hostnames, endereços IP, sistemas operacionais, números de versão, etc). Obviamente que este é o design que mais agrada perfis técnicos 🙂 .

É isso aí pessoal, até a próxima! : )

 

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *