Utilizando PowerShell no Veeam Backup & Replication

Utilizando PowerShell no Veeam Backup & Replication

Já falei diversas vezes que o PowerShell ainda vai dominar o mundo, mas isso é assunto para outra hora. Hoje vamos falar de como utilizar o PowerShell para facilitar a sua vida no Veeam. Este post irá abordar alguns comandos e demonstrar um script de exemplo utilizando apenas comandos get.  Lembrando que os comandos get apenas exibem informações, ou seja, não trazem nenhum tipo de risco para o ambiente.

Primeiramente, abra o PowerShell na console do Veeam.

Agora, o primeiro comando que você precisa saber é Get-VBRCommand. Este comando irá listar todos os comandos disponíveis. É possível ter mais detalhes de cada comando lendo o A-Z Cmdlets List.

Que tal iniciar coletando informações sobre o servidor onde o Veeam está instalado? Use o comando Get-VBRServer -Type Local. Se quiser informações sobre o vCenter Server ou ESXi, basta utilizar -Type VC e -Type ESXi, respectivamente.

Entendeu a lógica, certo? Então vamos descobrir se temos repositórios de backup configurados no ambiente. Para isso utilize o comando Get-VBRBackupRepository.

Muito simples, não? Basta entender a sua necessidade, validar quais são os comandos e meter bala.

Eu criei um script (veja aqui) para servir de exemplo do que se pode fazer utilizando o PowerShell no Veeam. O script apresenta uma série de informações, iniciando pelos servidores do ambiente (Veeam, vCenter Server e ESXi), passando pelos repositórios, backups e jobs. Está hospedado no github, baixe e divirta-se.

Até a próxima. Valeu!

Posts Relacionados

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogueiro, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. É líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *