Resumo 2019

Resumo 2019

Fico feliz em recordar tudo o que aconteceu neste ano e sem sombra de dúvidas foi um dos melhores anos da minha vida. Fui para o meu primeiro VMUG Summit, fui para o VMworld pela terceira vez, recebi um prêmio em nome de toda a comunidade do VMUG Paraná diretamente das mãos do presidente do VMUG, viajei bastante e conheci diversos lugares (San Francisco, Palo Alto, Toronto, New York, Santiago, deserto do Atacama). Mudei de cidade, de emprego e realizei um sonho antigo.

 

Carreira

Como especialista VMware e Microsoft na Service IT entreguei vários projetos, posso destacar projetos com vRealize Automation, vSAN e vSAN 2 Node. Neste ano ajudei no desenvolvimento técnico de uma pessoa que entrou no time como estagiário, agora está como junior e acredito muito que continuará crescendo, pois tem muito potencial. Sobre as certificações, fiz o VCP7-CMA (ou VCP-CMA 2019) renovando o velhinho VCP6-CMA. Estava nos planos fazer algum VCP-DTM, mas acabei deixando para o futuro, não é algo que a empresa necessita e também não estava sendo o meu foco em projetos. Em 2020 quero focar no VCAP (possivelmente Design do DCV e/ou Deployment do CMA). E por ultimo, mas não menos importante, aos 47 do segundo tempo mudei de emprego e de cidade. Agora estou morando em São Paulo e trabalhando na VMware. Todos que me conhecem sabem que a minha area de atuação (e de maior interesse) sempre foi servidores, virtualização e automação e que meu foco é VMware, ou seja, é um prazer inenarrável trabalhar nesta empresa, pois eu estava buscando isso a mais tempo do que posso lembrar.

Projetos

VCAP Simulator – o simulador que criei continua crescendo e ajudando muitas pessoas. Desde o lançamento, em julho de 2017, foram mais de 500 pessoas de mais de 52 países que se cadastraram. Neste ano continuei recebendo muitos feedbacks de pessoas que conseguiram passar no exame e realmente não tenho palavras para descrever a felicidade em poder ter contribuído para isso. Recentemente atualizei o VCAP Simulator para a versão 6.5, adicionei novas questões e migrei da Ravello para o laboratório do Jackson. Para mais detalhes, acesse o post sobre a minha experiência no exame, a página do VCAP Simulator, os vídeos do vBrownBag Brasil detalhando o projeto (parte I e parte II) e a apresentação no VMworld 2018 em Las Vegas.

Blog – este ano escrevi 1,6 posts por mês, ou seja, apenas 20 posts (contando este) durante todo o ano. Para ter uma idéia, eu escrevo em blogs desde 2011 e nunca escrevi menos de 35 posts em um ano (2017 foram 56, 2018 foram 48). No ano passado escrevi que a idéia não era quantidade, mas sim qualidade. Sei que consegui alcançar este objetivo, mas para 2020 a meta será manter a mesma qualidade e aumentar um pouco a quantidade. De qualquer forma continuo muito satisfeito com a constante evolução e o alcance do Solutions4Crowds. Como prova disso, no finalzinho do ano passado participei mais uma vez do famoso Top vBlog e subi 18 posições em comparação ao ano anterior, passando de 87 para 69 (participei com mais de 280 blogs do mundo todo). Além disso o blog recebeu mais de 41 mil visitas durante o ano, sendo a grande maioria do Brasil, Estados Unidos, India, Reino Unido e Canada.

vBrownBag Brasil – desde 2017 quando o vBrownBag Brasil iniciou as atividades muita coisa mudou, alteramos a data dos shows, o time e a periodicidade. No fim resolvemos deixar este projeto em standby até conseguirmos nos organizar e pensar em um formato que seja interessante para todos. Lembrando que o  vBrownBag Brasil é um “trabalho” voluntário, o nosso objetivo é continuar com o crescimento da comunidade de TI do Brasil, ou seja, tudo o que fazemos é da comunidade para a comunidade.

VMUG Paraná – isto é e sempre será algo que me orgulho muito. Junto com pessoas incríveis conseguimos criar um dos maiores e melhores capítulos do sul do mundo 🙂 Neste ano recebemos um prêmio (VMUG Service Award) inédito para a América do Sul diretamente das mãos do presidente do VMUG, no VMworld em San Francisco (mais detalhes aqui). Neste ano fizemos quatro encontros e tenho certeza que muitas pessoas aprenderam coisas novas, fizeram network e com isso cresceram. Infelizmente como funcionário VMware, não posso mais fazer parte do VMUG como líder, mas de qualquer forma sempre ajudarei o VMUG Paraná e São Paulo em tudo que estiver ao meu alcance. Para mais detalhes, acesse o site oficial do VMUG Paraná.

VMware vExpert – neste ano consegui renovar o vExpert e espero que isso se repita por muitos e muitos anos. Em 2019 foi o terceiro ano consecutivo que sou agraciado com o vExpert. Outro detalhe interessante é que o número de brasileiros no programa está aumentando a cada ano e isso com certeza é fruto do árduo trabalho de divulgação do programa que o Valdaum e outras pessoas da comunidade vem fazendo. Só quem faz parte dessa comunidade sabe sobre os benefícios de conhecer pessoas sensacionais, poder ajudar e também ser ajudado. Para mais detalhes, leia estes posts e acesse o diretório oficial do VMware vExpert.

Scripts – ao longo dos anos desenvolvi diversos scripts para facilitar e agilizar várias tarefas, mas existe um que dediquei mais tempo e o transformei em um projeto pessoal. Atualmente o script Fast & Easy vSphere Configuration está com mais de 2600 linhas e é algo que me orgulho muito. No começo de 2018 consegui finalizar uma boa parte e publiquei no github. Eu gostei tanto do resultado final que fiz uma documentação do script. Para mais detalhes, leia este post e acesse este link para ler a documentação oficial. Em 2019 não criei muitos scripts “publicáveis”, apenas melhorei alguns. Em 2020 a idéia é continuar a desenvolver os scripts existentes e publicar novos.  

Evento

VMworld – terceira vez consecutiva que vou ao VMworld com o VMware Blogger Pass. Desta vez o evento foi em San Francisco na California (um fato: prefiro Las Vegas). Como todo VMworld é perfeito para muito aprendizado, rever os amigos e conhecer novas pessoas da comunidade, ou seja, como sempre foi sensacional. Pela segunda vez participei do vSoccer organizado pelo Jorge Torres, inclusive recomendo muito que você participe das edições futuras, não apenas pela paixão pelo futebol, mas para conhecer pessoas e fazer amigos. E pra fechar, escrevi alguns posts sobre o VMworld que com certeza vale a pena conferir.

Desejo a todos que 2020 seja um ano excepcional e que todos você consigam atingir os seus objetivos. Abraço e até mais!  😀

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *