Resumo 2018

Resumo 2018

Que ano, meus amigos! Eu não consegui concluir tudo o que havia planejado, mas aconteceram outras coisas que não estavam planejadas e foram sensacionais. A vida é assim, mas o importante é você não perder o foco e muito menos as oportunidades. Neste ano participei de grandes eventos, entreguei grandes projetos, conheci pessoas sensacionais, casei, viajei para diversos países e iniciei (junto com uma turma show de bola) uma nova comunidade de tecnologia no estado do Paraná.

Carreira

No começo do ano mudei de Líder Técnico dos times de VMware e Microsoft para Especialista VMware e Microsoft. A ideia desta mudança foi pessoal, eu quis voltar a focar na parte técnica. Sinceramente falando, estou muito satisfeito com esta mudança, eu gosto muito da parte técnica, tenho gás para viajar e atuar ativamente nos projetos e com certeza tenho muito a evoluir. Neste ano aconteceram coisas inéditas (conhecidas também como “a primeira vez”): primeiro projeto internacional,  projeto de vSAN Stretched Cluster e projeto de Microsoft Storage Replica. Sobre as certificações, renovei o VCP6-DCV com o exame da versão 6.5 e estava nos planos atualizar o VCP6-CMA para a versão 7.0, além de fazer o VCP6-DTM e VCP7-DTM, mas devido a muitos projetos e viagens, precisei remarcar para 2019.

Projetos

VCAP Simulator – o simulador que criei continua crescendo e ajudando muitas pessoas. Desde o lançamento, em julho de 2017, foram mais de 300 pessoas de mais de 40 países que se cadastraram. Neste ano recebi muitos feedbacks de pessoas que conseguiram passar no exame e realmente não tenho palavras para descrever a felicidade em poder ter contribuído para isso. Em agosto fiz uma apresentação no VMworld em Las Vegas (um dos maiores eventos de tecnologia do mundo) sobre o que é o VCAP Simulator, para que serve e alguns números interessantes. Para mais detalhes, acesse o post sobre a minha experiência no exame, a página do VCAP Simulator, os vídeos do vBrownBag Brasil detalhando o projeto (parte I e parte II) e a apresentação no VMworld 2018 em Las Vegas.

Blog – minha meta para 2017 era escrever 100 posts, porém, eu escrevi “apenas” 56. No começo desde ano refleti bastante sobre este tema e não coloquei meta de quantidade, mas sim de manter os posts técnicos com qualidade. Neste ano escrevi 48 posts e destes posts, posso destacar uma série que seguramente é a minha favorita, trata-se de uma série de posts sobre o VMware vRealize Automation (veja aqui). Continuo muito satisfeito com a constante evolução e o alcance do Solutions4Crowds, pois pelo segundo ano consecutivo consegui ganhar dinheiro com o blog (e novamente repito: não é o objetivo, mas com certeza não faz mal nenhum). No finalzinho do ano participei pela segunda vez do famoso Top vBlog. Estou participando de três categorias: favorite blog, favorite non-English blog e favorite Independent blogger. No ano passado fiquei em 9º na categoria Favorite Non-English Blog e em 87º na classificação geral (de 273 blogs do mundo). Assim que tiver os resultados irei publica-los no blog.

vBrownBag Brasil – muito orgulho de participar desta comunidade. Neste ano mudamos o formato de videos de 15 dias para videos semanais, ficou bem puxado, mas felizmente conseguimos manter a periodicidade. Na segunda temporada (ano de 2018) foram mais de 40 videos. Lembrando que o  vBrownBag Brasil é um “trabalho” voluntário, o nosso objetivo é continuar com o crescimento da comunidade de TI do Brasil, ou seja, tudo o que fazemos é da comunidade para a comunidade.

VMUG Paraná – criar um capitulo do VMUG no estado do Paraná é algo que eu almejava ha bastante tempo e finalmente no final de 2018 em conjunto com pessoas sensacionais conseguimos tirar esta ideia do papel. O primeiro encontro do VMware User Group Paraná foi em novembro e definitivamente foi um sucesso (infos e fotos). Estou muito feliz de poder contribuir com a comunidade local e espero que os próximos encontros sejam tão produtivos e divertidos como o primeiro. Para mais detalhes, acesse o site oficial do VMUG Paraná.

VMware vExpert – neste ano consegui renovar o vExpert e espero que isso se repita por muitos e muitos anos. Outro detalhe interessante é que o número de brasileiros no programa está aumentando a cada ano e isso com certeza é fruto do árduo trabalho de divulgação do programa que o Valdaum vem fazendo. Só quem faz parte dessa comunidade sabe sobre os benefícios de conhecer pessoas sensacionais, poder ajudar e também ser ajudado. Para mais detalhes, leia estes posts e acesse o diretório oficial do VMware vExpert.

Scripts – ao longo dos anos desenvolvi diversos scripts para facilitar e agilizar várias tarefas, mas existe um que dediquei mais tempo e o transformei em um projeto pessoal. Atualmente o script Fast & Easy vSphere Configuration está com mais de 2600 linhas e é algo que me orgulho muito. No começo de 2018 consegui finalizar uma boa parte e publiquei no github. Eu gostei tanto do resultado final que fiz uma documentação do script. Para mais detalhes, leia este post e acesse este link para ler a documentação oficial.

Evento

VMworld Las Vegas – segunda vez consecutiva que vou ao VMworld em Vegas (um dos maiores eventos de tecnologia do mundo) com o VMware Pass, mas desta vez foi diferente por dois motivos: 1º) eu fazia parte do time do vBrownBag responsável por preparar, gravar e transmitir ao vivo as apresentações técnicas da comunidade 2º) eu fiz uma apresentação sobre o VCAP Simulator no evento. Ou seja, repeti o mesmo evento na mesma cidade, mas foi uma experiência completamente diferente de 2017. Realmente não tenho palavras para descrever. E claro que mais uma vez estava muito bem acompanhado de vários amigos (WesleyValdecir, Tarsio e Rovere). Eu escrevi alguns posts sobre o VMworld, vale a pena conferir.

Acadêmico

Professor – em 2016 fui convidado para ser professor do módulo de Gestão de Data Center utilizando Virtualização na pós-graduação de Gestão de TI. Em 2017 fui escolhido por cinco alunos para orienta-los nos seus trabalhos de conclusão e, como vocês devem imaginar, os temas são relacionados com virtualização. Finalmente, em 2018 depois de várias noites de correções e ajustes, os meus orientandos concluíram os trabalhos, entregaram e foram aprovados com sucesso. Foi uma experiência que eu queria desde que me formei, gostei muito do resultado e quero repetir assim que possível.

Desejo a todos que 2019 seja um ano excepcional e que todos você consigam atingir os seus objetivos. Abraço e até mais!  😀

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogueiro, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. É líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *