Resumo 2017

Resumo 2017

Eu poderia me lamentar pelos planos que não consegui concluir, mas ao invés disso prefiro agradecer pelas conquistas. Realmente não posso reclamar deste ano, pois conheci muitas pessoas bacanas, participei de grandes eventos, mudei de emprego, consegui desenvolver vários projetos e ajudei a comunidade de TI no Brasil crescer.

Carreira

Este ano com certeza foi um ano de mudanças, em julho mudei de emprego, sai da Teletex onde atuava como Analista de Virtualização e fui para a Service IT como Líder Técnico dos times de Microsoft e VMware. Estas transições foram essenciais para a continuidade do meu crescimento profissional e estou feliz com os desafios diários. Neste ano conclui o exame do VCAP6-DCV Deployment que era um dos meus objetivos para 2017.

Projetos

VCAP Simulator – logo no começo do ano quando comecei a estudar para o VCAP6-DCV Deployment percebi que faltavam alguns recursos fundamentais para a preparação, com isso criei um simulador para ajudar profissionais de TI a estudar para o exame. Não esperava tanta repercursão, foi sensacional ver a quantidade de pessoas que agendaram para fazer o simulador e muito melhor receber o feedback de que isso realmente ajudou para que elas obtivessem êxito. Para mais detalhes, acesse o post sobre a minha experiência no exame, a página do VCAP Simulator e também os vídeos detalhando o projeto (parte I e parte II).

Blog – minha meta para este ano era escrever 100 posts, porém, eu escrevi “apenas” 56. De qualquer forma estou muito feliz com a evolução e o alcance do Solutions4Crowds, pois pela primeira vez consegui ganhar dinheiro com o blog (não é o objetivo, mas não faz mal). Participei pela primeira vez do famoso Top vBlog, onde na categoria Favorite Non-English Blog fiquei em 9º e na classificação geral fiquei em 87º (de 273 blogs do mundo).

vBrownBag Brasil – fico muito feliz de fazer parte deste projeto, pois sempre assisti os vídeos dos vBrownBags gringos e achava que precisavamos de algo assim para a comunidade de TI do Brasil. Começamos timidamente no final deste ano e acredito que 2018 será um ano muito produtivo. Um detalhe importante é que ele foi idealizado no VMworld, onde WesleyValdecirTarsio e eu conversamos com o criador do vBrownBag e conseguimos idealiza-lo no Brasil. Fui para o VMworld por causa do vExpert e graças a isso conseguimos criar o vBrownBag Brasil, ou seja, da comunidade para a comunidade.

VMware vExpert – com certeza esta foi uma das melhores coisas que fiz este ano e com isso muitas outras coisas boas aconteceram (lei do retorno?). Só quem faz parte dessa comunidade sabe dos benefícios de conhecer pessoas sensacionais, poder ajudar e também ser ajudado. Este ano, além de vExpert 2017, me tornei vExpert em vSAN e Cloud. Para mais detalhes, leia estes posts.

Scripts – ao longo dos anos desenvolvi diversos scripts para facilitar e agilizar várias tarefas, mas existe um que dediquei mais tempo e o transformei em um projeto pessoal. Atualmente o script Fast & Easy vSphere Configuration está com mais de 2500 linhas e é algo que me orgulho muito. Para mais detalhes, leia este post.

Evento

VMworld Las Vegas – ir para Vegas foi uma das coisas mais sensacionais que aconteceram neste ano, pois além de ser a minha primeira vez em um evento deste porte, também foi a primeira vez nos EUA. Estava acompanhado de vários amigos (WesleyValdecir e Tarsio), ou seja, o que já era bacana, ficou ainda melhor. Eu escrevi alguns posts sobre o VMworld, vale a pena conferir.

Acadêmico

Professor – em 2016 fui convidado para ser professor do módulo de Gestão de Data Center utilizando Virtualização na pós-graduação de Gestão de TI. Em 2017 fui escolhido por cinco alunos para orienta-los nos seus trabalhos de conclusão e, como vocês devem imaginar, os temas são relacionados com virtualização.

Desejo a todos que 2018 seja um ano excepcional, até mais!  😀

Posts Relacionados

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogueiro, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. É líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

One thought on “Resumo 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *