Configurando Hyper-V Failover Cluster com Storage Spaces Direct (S2D) no Windows Server 2016 – Parte 5

Configurando Hyper-V Failover Cluster com Storage Spaces Direct (S2D) no Windows Server 2016 – Parte 5

O intuito da parte 5 do passo a passo sobre como configurar o Hyper-V Failover Cluster com Storage Spaces Direct no Windows Server 2016 é criar discos virtuais, volumes e explicar sobre os tipos de resiliência.

Para não ficar muito extenso, dividi o passo a passo em 5 partes:

Parte 1 – Pré-requisitos e Ambiente
Parte 2 – Rede e Storage 
Parte 3 – Failover Cluster
Parte 4 – Storage Spaces Direct (S2D)
Parte 5 – Discos Virtuais / Volumes (você está aqui)

Agora vem a parte fácil, basta criar os discos virtuais no pool e configurar como CSV no Hyper-V Failover Cluster. Para realizar esta tarefas, temos 03 opções de GUI: Server Manager, Failover Cluster Manager ou Windows Admin Center. 

  • Server Manager
    • File and Storage Services > Storage Pools > selecione o pool > New Virtual Disk
  • Failover Cluster Manager
    • Storage > Pools > selecione o pool > New Virtual Disk
  • Windows Admin Center
    • Volumes > Inventory > Create

Uma observação importante: quando criamos os volumes utilizando o Server Manager ou o Failover Cluster Manager é necessário criar o novo disco virtual, criar o volume em cima deste disco virtual e por fim configura-lo como CSV. Quando utilizamos o Windows Admin Center ele faz tudo isso e te entrega o CSV pronto.

Bom, quando vamos criar o primeiro volume vamos nos deparar com algumas opções de resiliência. Segue abaixo tabela detalhando cada uma (fonte: Microsoft – mais infos aqui):

Resiliência Tolerância a Falha Eficiência Quantidade mínima de nós
Two-way Mirror 1 50% 2
Three-way Mirror 2 33,3% 3
Dual Parity 2 50% – 80% 4
Mixed 2 33,3% – 80% 4

Neste laboratório estou com 4 nós no cluster, então posso criar discos virtuais utilizando a resiliência three-way mirror, dual parity e um mix de ambas. Para demonstração vou criar um volume de cada tipo utilizando o Failover Cluster Manager.

No momento da criação do volume é definido qual o tipo de paridade. As opções disponíveis baseado na quantidade de nós no cluster do seu ambiente são exibidas e basta digitar o tamanho do volume na opção desejada ou misturar as opções, tudo depende da necessidade.

Volume com 50 GB e resiliência three-way mirror. Neste caso preciso ter pelo menos 3 nós no cluster e posso perder até 2.

Volume com 50 GB e resiliência dual parity. Neste caso preciso ter pelo menos 4 nós no cluster e posso perder até 2. É mais eficiente que o three-way mirror, porém, tem menos desempenho.

E por fim um volume fazendo um mix das duas opções anteriores, neste caso coloquei 25 GB em cada. Esta opção pode ser considerada um meio termo entre a eficiência do dual parity e o desempenho do three-way mirror.

É sempre bom lembrar que tudo isso poderia ser criado/configurado utilizando o bom e velho PowerShell.

New-Volume -StoragePoolFriendlyName "S2D on S2D-Cluster" -FriendlyName "Novo-Volume" -FileSystem CSVFS_ReFS -StorageTierFriendlyNames Performance -StorageTierSizes 5GB

É isso aí, agora é só criar as máquinas virtuais e utilizar. Para encerrar vou deixar algumas imagem do Windows Admin Center do ambiente por que está lindo demais. Espero que a Microsoft se empenhe para que o Windows Admin Center seja a ferramenta oficial de tudo, pois essa descentralização e/ou muitas opções de GUI não é legal.

É isso aí pessoal, valeu e até mais!

 

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogger, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. Ex-líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *