Atualizando o VMware ESXi com o vSphere Update Manager

Atualizando o VMware ESXi com o vSphere Update Manager

Olá pessoal, como vocês devem ter acompanhado, recentemente foi lançado a versão 6.7 do VMware ESXi e com certeza muitos de vocês já estão pensando em atualizar o seu homelab ou ambiente de testes / homologação para entender sobre as novidades desta nova versão. Como eu também pensei nisso e estou justamente atualizando o meu homelab, aproveitei para tirar alguns print screens e criar este post.

Então vamos lá, o primeiro passo é você atualizar o seu vCenter Server. O meu amigo Wesley do blog IT Pro Land escreveu um excelente post (Atualizando VCSA 6.5 para VCSA 6.7), recomendo a leitura.

Vamos apenas relembrar quais são as formas de upgrade: eu posso dar boot em uma ISO diretamente no host ESXi e seguir o upgrade, posso fazer por linha de comando com scripts, usar o vSphere Auto Deploy ou simplesmente utilizar o vSphere Update Manager (VUM). A partir do vCenter Server Appliance (VCSA) 6.5, o vSphere Update Manager já está integrado, ou seja, está mais fácil ainda utiliza-lo.

Eu vou partir do conceito que você seguiu o post do Wesley e que o seu vCenter Server já está na versão 6.7, sendo assim, o seu vCenter Server e vSphere Update Manager estão funcionais.

O primeiro passo é baixar a imagem do VMware ESXi 6.7 (baixe aqui).

Após, vamos importar a imagem do VMware ESXi 6.7 para o VUM. Efetue login na console do vCenter Server (estou usando o HTML5), vá até o vSphere Update Manager > ESXi Images > Import e selecione a imagem.

Pronto, após importar vamos criar a baseline do upgrade. Clique em Baselines > New > defina o nome (neste caso coloquei Upgrade-ESXi67) e garanta que o Content esteja como Upgrade.

No próximo passo basta selecionar a imagem do VMware ESXi 6.7 recém adicionada.

Valide se todas as informações estão corretas e finalize a criação da baseline.

Agora que a baseline do upgrade foi criada, vamos até o cluster para associar esta baseline. Vá até Cluster > Updates > Attach > Upgrade-ESXi67. *Obs: esse processo pode ser feito diretamente no host ESXi, cluster ou data center.

Agora basta checar o compliance e validar que o status associado com o Upgrade-ESXi67 é Not Compliant. Após, basta selecionar a baseline Upgrade-ESXi67 e clicar em Remediate. *Obs: o fato de existirem outras baselines associadas não irá interferir no processo.

Aceite os termos de uso (lembre-se, você está atualizando para uma nova versão).

Continue para que o upgrade inicie. Como todo o procedimento está sendo feito dentro de um cluster com 4 host ESXi 6.5 U1, então neste momento são exibidos todos os hosts ESXi do cluster.

O procedimento consiste basicamente em deixar um host ESXi em modo manutenção, efetuar o upgrade, remove-lo do modo manutenção e repetir o mesmo procedimento com os outros hosts, ou seja, nenhuma máquina virtual será afetada no processo.

Em algum momento o host ESXi irá reiniciar e se você abrir a console verá que o upgrade está em andamento e/ou já foi concluído. É realmente rápido, se você piscar, perdeu  😎

Após o upgrade do host s4c-n-esxi181, ele foi removido do modo manutenção e agora é a vez do host s4c-n-esxi182. E por aí vai, até que todos os hosts ESXi do cluster sejam atualizados.

E por fim temos todos os hosts ESXi atualizados para a versão 6.7. O processo é extremamente fácil, intuitivo e rápido. Veja o tempo de uptime dos hosts, o processo foi MUITO rápido!

É isso aí pessoal, bons estudos e até a próxima!

Posts Relacionados

Ricardo Conzatti é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Gestão de TI e acredita muito na teoria da pirâmide de aprendizagem de William Glasser. Ricardo também é blogueiro, palestrante, podcaster e muito envolvido com comunidades técnicas. É líder do VMUG Paraná e host do vBrownBag Brasil, além de ser VMware vExpert e possuir várias certificações técnicas Microsoft e VMware. Você com certeza irá encontra-lo no twitter @RicardoConzatti.

4 thoughts on “Atualizando o VMware ESXi com o vSphere Update Manager

  1. Ricardo tudo bem? Excelente texto! Por favor, tenho uma dúvida. Se puder responder, lhe agradeço:
    – Eu só posso atualizar o ESXi e o vCenter se eu tiver comprado uma versão nova deles correto? Por exemplo, se a minha licença é para o ESXi 5.1, e meu vCenter tb é 5.1, para atualizá-los para o 6.7, eu tenho que primeiramente comprar as novas versões para atualizar certo? Desculpe se a pergunta é meio boba, mas é que só consigo entender certas coisas fazendo perguntas estúpidas rsrsrrs. Obrigado desde já.

    1. Olá Eduardo. Se você comprou o ESXi e vCenter 6 você pode utilizar qualquer versão dentro da 6 (6.0, 6.5 ou 6.7). Se você tiver a versão 5, precisará comprar uma licença ou atualizar a licença existente. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *