Revertendo o VMware ESXi para versão anterior

Muitas vezes surge a necessidade de atualizar o ESXi, seja uma atualização de build ou de versão e por algum motivo qualquer o vSphere fica incompatível com alguma solução existente no ambiente, como software de backup, monitoramento ou algo do gênero.

Nesses casos, existe uma forma de reverter a atualização e manter o host ESXi com a atualização anterior (salvando a sua pele, certo?)

O processo de rollback é valido somente se o ESXi tiver sido atualizado utilizando o Update Manager ou ISO, além de instalação e remoção via VIB ou profile. É compatível com o ESXi 3.5 até o 6.5 (e provavelmente será compatível com várias versões futuras)

O KB 1033604 fala sobre o processo, que por sinal é extremamente simples, funcional e IRREVERSÍVEL.

  • O primeiro passo é reiniciar o host ESXi
  • Quando a barra de carregamento do hypervisor aparecer, pressione Shift+R
  • Basta pressionar Y para fazer o rollback.
    • Lembre-se: Do you really want to rollback?

  • No exemplo acima eu estava com o ESXi 5.5.0-3.89.4179633 e atualizei via VIB para o 5.5.0-3.95.4345813
  • Após o rollback o ESXi com a versão 5.5.0-3.89.4179633 será inicializado

É necessário ter alguns cuidados, por exemplo, já vi um caso onde o ESXi 5.5 foi atualizado para a versão 6.0 e foi realizado o upgrade do hardware virtual de algumas VMs. Após o upgrade foi identificado uma incompatibilidade com o software de backup e foi necessário reverter o ESXi da versão 6.0 para o 5.5 e OBVIAMENTE o ESXi 5.5 não reconheceu a versão de hardware daquelas VMs, elas ficaram com o status unknown e não puderam ser ligadas.

Genialidades a parte, o processo funciona muito bem  🙂

Valeu e até a próxima!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.