Resolvendo requisições com o status “em andamento” no vRA

As vezes acontece de efetuarmos algum deploy no vRealize Automation e o status ficar “em andamento” e esse looping permanece “eternamente”. Eu realmente não posso afirmar que essa é a melhor solução, mas se você conseguir garantir que a tarefa está travada e realmente está em falha, sendo que o objeto não existe no vCenter e no console do vRA, então talvez seja necessário parar este looping.

É um procedimento bastante simples, basicamente irá conectar no banco de dados do vRA e alterar o status da requisição, passando de “IN_PROGRESS” para “SUCCESSFUL”. Veja abaixo os detalhes:

  • O primeiro passo é conectar na appliance do vRA via SSH
  • Depois é necessário conectar no banco de dados postgres (Obs: os comandos são os mesmos para qualquer versão do vRA, apenas verifique a versão do vpostgres. Esta demonstração foi criada utilizando o vRA 7.1 e vpostgres 9.5)
    • /opt/vmware/vpostgres/9.5/bin/psql -U postgres
      \c vcac

      in-progress-1in-progress-2

  • Verifique o ID da requisição do vRA (nesse caso é a 24). Confirme via linha de comando se a ID está realmente com o status “IN_PROGRESS”

    • select id,requestnumber,state from cat_request where requestnumber = 24;

      in-progress-3

      in-progress-4

  • Agora basta executar o comando update para alterar o status de “IN_PROGRESS” para “SUCCESSFUL”
    • UPDATE cat_request SET state='SUCCESSFUL' WHERE state='IN_PROGRESS' AND requestnumber='24';

      in-progress-7

É isso aí, rápido e certeiro!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *