Qual o melhor Hypervisor?

Quão perigoso pode ser fazer essa pergunta? Na verdade não é especificamente sobre este tema, mas qualquer um que faça comparações. Quantas vezes você já ouviu “o Linux é melhor do que o Windows” ou termos como “Ruwindows”? Imagino que muitas vezes!

Da mesma forma que muitos se perguntam “Windows ou Linux?”, “Vermelho ou Azul?”, existe também a pergunta “vShpere, Hyper-V ou XenServer?”. Claro, poderíamos adicionar mais alguns hypervisors nessa lista, como o Oracle, KVM, Proxmox e outros milhares que existem, mas vamos focar “apenas” nos três mais conhecidos.

Infelizmente, muitos especialistas de TI não conseguem ser agnósticos e acabam “amando” muito um produto e/ou fabricante.

Mas será que isso é realmente errado? Sim e Não, calma que eu explico.

SIM – pensando no futuro e em suas carreiras profissionais não considero recomendável focar apenas  em algum fabricante e/ou produto, pois hoje posso trabalhar somente com vSphere, mas amanhã pode ser Hyper-V ou XenServer. Penso que se você for especialista em virtualização, deve conhecer o conceito como um todo, além de todos (ou pelo menos os principais) hypervisors do mercado.

NÃO – pensando apenas no emprego atual pode ser recomendável, pois você está focando no fabricante e/ou produto, pois a sua empresa e/ou colegas de trabalho fornecem treinamentos, certificações e dão todo o incentivo para que você seja o melhor.

Particularmente considero interessante a ideia de ser especialista em um produto especifico (como por exemplo o vSphere), mas ter conhecimento suficiente para uma conversa técnica com relação ao Hyper-V, XenServer e/ou conceito de virtualização, independente de fabricante.

Então nessa primeira etapa podemos concluir que em um primeiro momento cada especialista de TI pode ter a sua preferência baseado em algum incentivo fornecido pela empresa, colegas de trabalho e/ou amigos. Claro que o tipo da empresa irá te direcionar também, por exemplo, uma integradora de soluções terá todo o interesse que você tenha domínio de mais hypervisors, já se for um cliente final, ele irá preferir que você seja especialista no hypervisor que está em produção.

Com exceção do gosto pessoal, quais características devem ser avaliadas para auxiliar na escolha do hypervisor? Primeiramente é necessário entender a necessidade do negócio, tamanho do ambiente e as características. Em um segundo momento entra o fator que muitas vezes decide: PREÇO.

Ok, vamos focar apenas nas características dos hypervisors, sem pensar no preço. Vamos lá, você já pensou quais são os motivos que fazem alguém afirmar que A é melhor que B? ou quantas dessas pessoas realmente realizaram testes de desempenho ou comparações de características para ter essa certeza? É muito provável que a grande minoria (pra não falar nenhum). Para auxiliar neste ponto, existe uma ferramenta que eu uso para comparar soluções de TI chamada WhatMatrix. Com essa ferramenta é possível fazer comparações entre os hypervisors e/ou comparar os mesmos hypervisors em versões diferentes.

Apenas para demonstrar o que é possível fazer com o WhatMatrix, primeiramente selecionei o VMware vShere 6.0, Microsoft Hyper-V 2012 R2 e Citrix XenServer 7, todos com a versão mais top. Além das características de cada solução, o site exibe as limitações e uma pontuação. É possível também exportar os resultados. (Demais, não?)

Depois eu selecionei o VMware vShere 6.0 (a versão 6.5 não está disponível ainda), Microsoft Hyper-V 2016 e Citrix XenServer 7.1, todos com a versão mais top.

Ok, então qual é o melhor hypervisor? Se não foi feito uma analise detalhada para entender as necessidades do negócio, previsão de orçamento e características do ambiente, posso afirmar que qualquer resposta diferente de DEPENDE está incorreta.

Participe aí, comente qual o seu hypervisor preferido e por que? 🙂

Valeu e até a próxima!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *