Minha experiência com o VCAP6-DCV Deployment

Olá pessoal, acabo de receber o e-mail da VMware dizendo que passei no VCAP6-DCV Deployment 😎 . O intuito deste post é compartilhar a minha experiência no exame, detalhando alguns pontos, dicas e também materiais que utilizei.

O exame é um ambiente de laboratório, no mesmo formato do VMware Hands-on Labs (HOL). Existem 27 questões e 3 horas e 25 minutos para concluir o exame (média de 7 minutos por questão). Este exame não conta com o adicional de 30 minutos para quem não tem o inglês como idioma nativo e para ser aprovado é necessário ter uma pontuação superior a 300 pontos (o máximo é 500).

Além de dominar todo o conteúdo do blueprint, é necessário realizar as atividades com bastante agilidade. Todos que escrevem sobre os exames de VCAP mencionam o tempo (ou a falta dele) como um ponto de bastante atenção. Eu serei mais enfático e usarei uma frase lendária do Super Sam: TIME IS MONEY! OH YEAH!

É sério, o Super Sam não está errado, para ter sucesso no exame de laboratório do VCAP é fundamental gerenciar o tempo.

Outro detalhe importante é sobre a velocidade do ambiente de laboratório. Tive problemas antes do exame iniciar e foi necessário abrir um chamado na Pearson VUE, onde fizeram um acesso remoto, executaram meia dúzia de comandos e tudo funcionou. Os relatos de problemas envolvendo esse exame são bem negativos, porém, posso afirmar que eu imaginei que seria pior. Os únicos “detalhes” que me afetaram foram em alguns momentos onde percebi uma lentidão maior, algo em torno de 5 a 7 segundos por clique no vSphere Client e uns 8 a 10 segundos no vSphere Web Client, fora isso o ambiente congelou completamente duas vezes por aproximadamente 5 minutos (tempo total). Se você acha que esses “detalhes” são ruins, você precisa ler o que a turma fala por aí.

Sem sombra de dúvidas este exame foi o mais divertido (e difícil) que fiz desde o inicio da minha carreira. Nada de perguntinhas que você precisa decorar ou meras suposições, o exame é um ambiente real com problemas reais.

Abaixo eu listo todos os links que utilizei nessas 8 semanas de estudos intensos. E obviamente eu não posso deixar de agradecer a todos que dedicam o seu tempo para ajudar o próximo, seja no twitter, blog, fórum ou grupos de estudos.

Muito obrigado | Thank you very much 

  • Laboratório / Simulador

Valeu e até a próxima!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *