Migrando o VMware PSC Embedded para External

Hoje veremos como migrar o Plataform Services Controller (PSC) embedded para um PSC externo. Neste momento você deve estar se perguntando: por que diabos alguém faria isso? Bom, existem diversos motivos, o principal é para manter o ambiente dentro das topologias recomendadas pela VMware. Para saber se a topologia do seu vCenter Server / PSC é recomendada, favor verificar o KB2108548.

Vou dar um exemplo para facilitar o entendimento. É muito comum vermos por aí ambientes com apenas um vCenter Server. Sendo assim o vCenter é instalado juntamente com o PSC embedded.

Então, por algum motivo qualquer, é adicionado um segundo vCenter Server, mas este vCenter é configurado para utilizar o PSC externo, apontando para o PSC do primeiro vCenter (que é embedded).

Segundo as topologias recomendadas da VMware, deve-se utilizar o vCenter Server com PSC embedded quando o ambiente possuir apenas um vCenter. Para ambientes com mais de um vCenter, é necessário ter um servidor para o PSC e que todos os vCenters sejam instalados com PSC externo apontando para o servidor PSC.

Seguindo o exemplo acima, no servidor LAB-VC151A.S4C.LOCAL (vCenter Server com PSC embedded) será executado o comando de reconfigure e no servidor LAB-VC152A.S4C.LOCAL (vCenter Server com PSC externo) será executado o comando repoint. O resultado final é exatamente como na imagem abaixo.

Confira abaixo a explicação sobre o PSC embedded e externo, além do passo a passo para efetuar esta migração.

  • Modelos de implementação recomendados para o vSphere 6.0
    • vCenter Server com o PSC embedded: este modelo é recomendado se uma ou mais instâncias autônomas do vCenter Server forem necessárias para serem implantadas em um data center. Não é recomendada a replicação entre esses vCenter Server com modelos de PSC embedded
    • vCenter Server com PSC externo: este modelo é recomendado somente se várias instâncias do vCenter Server precisam estar vinculadas ou se desejar ter uma redundância do PSC no data center. É suportada a replicação entre estes vCenter Server com modelos PSC externo.

ATENÇÃO: A migração de PSC embedded para external não é suportado no vSphere 6.5 e executar estes comandos podem causar danos permanentes.

migrate-psc-5
Fonte: Blog VMware

Pré-requisito do comando reconfigure

  • O vCenter Server 6 deve estar com o Update 1 ou superior
  • A instância do vCenter Server deve conter o PSC embedded
  • O PSC externo (destino) deve ser um parceiro de replicação do PSC embedded existente no mesmo domínio de SSO

O primeiro passo é criar um novo servidor e instalar o PSC externo. É importante não esquecer de ingressar no domínio SSO existente (apontando para o vCenter Server com PSC embedded).

migrate-psc-1

Após criar o servidor de PSC e configura-lo, é necessário efetuar login via RDP no vCenter Server com o PSC embedded (neste caso é o servidor LAB-VC151A.S4C.LOCAL) e abrir o prompt de comando em modo administrador.

Vá até C:\Program Files\VMware\vCenter Server\bin e execute o comando abaixo. Se for VCSA, conecte via SSH e vá até /bin/cmsso-util.

cmsso-util reconfigure --repoint-psc "LAB-PSC150A.S4C.LOCAL" --username "administrator" --domain-name "vsphere.local" --passwd "M@ster123"

Importante: o hostname do PSC externo deve ser FQDN e é case-sensitive, ou seja, no exemplo eu cadastrei a entrada no DNS LAB-N-PSC1 e não lab-n-psc1.

Quando o comando reconfigure é utilizado, as tarefas abaixo são automatizadas para fazer a transição de uma implantação integrado do PSC para uma topologia de implementação externa.

  • Interrompe todos os serviços não-essenciais
  • Define a opção de dc-nome como o externo PSC
  • Define o dc-port (se o HTTPS está sendo executado em uma porta personalizada)
  • Altera o tipo de implantação no registo: embedded para external
  • Remove o PSC local de domínio federado SSO
  • Para todos os serviços
  • Altera o tipo de implantação node para começar apenas os serviços de um nó de gerenciamento
  • Atualizar as dependências de serviço
  • Inicia o vmafdd obrigando a juntar-se ao PSC externo
  • Desativa os serviços e registro para o PSC integrado
  • Executa scripts de desinstalação MSI para remover e cancelar o registro de serviços para o PSC integrado
  • Reinicia todos os serviços

Importante: No caso do seu ambiente conter outros vCenters (sem PSC embedded), é necessário executar o comando de repoint para apontar o vCenter para o novo PSC externo.

Pré-requisito do comando repoint

  • O vCenter Server 6 deve estar com o Update 1 ou superior
  • A instância do vCenter Server deve conter o PSC external

Após ter executado o reconfigure no vCenter Server com PSC embedded, é necessário efetuar login via RDP no vCenter Server com o PSC externo (neste caso é o servidor LAB-VC152A.S4C.LOCAL) e abrir o prompt de comando em modo administrador.

Vá até C:\Program Files\VMware\vCenter Server\bin e execute o comando abaixo. Se for VCSA, conecte via SSH e vá até /bin/cmsso-util.

cmsso-util repoint --repoint-psc "LAB-PSC150A.S4C.LOCAL"

É isso aí pessoal, valeu!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.