Instalando o Vembu VMBackup

Instalando o Vembu VMBackup

Hoje veremos como instalar o Vembu VMBackup passo a passo. No final do artigo você terá a ferramenta pronta para realizar backups de suas máquinas virtuais em ambientes virtuais como o VMware vSphere ou Microsoft Hyper-V, além de também poder realizar backups de ambientes físicos. Para mais informações acesse a página da Vembu aqui do blog ou o site oficial.

Então vamos direto ao ponto. O primeiro passo é baixar o instalador do Vembu VMBackup. Para isso acesse este site e clique em Download Vembu VMBackup.

Veja os requerimentos de sistema para a instalação do Vembu VMBackup. Após baixar o instalador, execute o arquivo VembuBDRSetup.exe (apenas 645MB).

Aceite os termos de uso do software 🙂

Marque o checkbox “Let me customize the configurations”.

Selecione o caminho da instalação e do storage database.

Selecione o caminho de instalação do Vembu VMBackup.

Selecione o repositório para os backups. Como eu já havia adicionado um disco com 100GB no meu servidor, o instalador detectou e selecionou automaticamente.

Agora é necessário escolher a porta do webserver, usuário e senha para acesso à console do Vembu VMBackup. Recomendo manter a porta 6060 e o usuário admin, altere apenas a senha para uma de sua preferencia.

Agora basta clicar em install, em poucos minutos o Vembu VMBackup será instalado no seu servidor.

Pronto, o Vembu VMBackup foi instalado. Para abrir a console web, clique em finish. Será criado um atalho no seu desktop.

Efetue login com as credenciais que você configurou no momento da instalação

Selecione o timezone.

Defina o Vembu BDR ID. A recomendação é que o ID seja o hostname do servidor (MachineName.DomainName).

Pronto, agora o Vembu VMBackup está instalado e você pode iniciar as configurações de backup no VMware vSphere, Microsoft Hyper-V e/ou máquina físicas.

Valeu e até a próxima!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

2 thoughts on “Instalando o Vembu VMBackup

    1. Olá Leonardo. Você pode instalar o Vembu onde quiser, pode ser dentro do host/cluster que será feito backup ou outro, depende do seu ambiente. Uma boa prática, independente do software de backup, é instalar em um ambiente a parte do ambiente que será feito backup.

      Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *