Executando Ravello no PowerShell

Executando Ravello no PowerShell

Eu já conheço a Ravello Systems a um bom tempo, mas apenas nas ultimas semanas que comecei a utilizar por causa do VCAP Simulator. A Ravello me deixou realmente boquiaberto com a facilidade e os recursos que são simplesmente fascinantes. Para ter uma ideia, eu criei um ambiente VMware vSphere com 5 hosts ESXi, vCenter Server, FreeNAS e Domain Controller no meu ML110, depois simplesmente importei para a Ravello e tudo funcionou perfeitamente com pouquíssimos ajustes, mantendo as mesmas configurações, inclusive VLAN e tudo mais.

Esse tal de “Import & Play” já havia me convencido sobre a Ravello, mas para melhorar ainda mais eu acabo de descobrir que existe um módulo para PowerShell, ou seja, tudo o que eu faço na console, pode ser feito com scripts. Claro que eu não poderia deixar essa informação passar batido, então neste post vou explicar como instalar este modulo e também como executar alguns comandos básicos.

Antes de mais nada vamos abrir o PowerShell em modo administrador e executar o comando para instalar o módulo da Ravello.

Install-Module -Name Ravello

É necessário aceitar a instalação do NuGet e também aceitar o repositório não confiável, para ambos clique Y (ou S).

Após instalar o módulo com sucesso, vamos usar o comando Get-Command para listar todas as possibilidades que temos com o módulo da Ravello. Acredite, são muitas!

Get-Command -Module Ravello

A lista é grande, mas recomendo começar pelo começo. Que tal conectar na sua conta da Ravello e listar os blueprints? Vamos lá.

Connect-Ravello -User "ricardoconzatti@hotmail.com" -Password "MinhaSuperSenha"

E agora vamos listar os blueprints.

Get-RavelloBlueprint

Se eu quisesse ver os detalhes de apenas um blueprint, basta utilizar -BlueprintName no comando juntamente com o nome do blueprint em questão.

Get-RavelloBlueprint -BlueprintName "VCAP Simulator S4C"

Para quem já está familiarizado com scripts no usando PowerShell e/ou PowerCLI não estranhará os comandos da Ravello. Para ver os exemplos de todas as possibilidades basta utilizar o comando abaixo.

Get-Command -Module Ravello| Foreach-Object {get-help $_.name -Examples}

Para ficar mais fácil de encontrar um exemplo especifico você pode exportar isso para um txt, neste caso basta adicionar >> C:\temp\Ravello-Examples.txt no final do comando.

Get-Command -Module Ravello| Foreach-Object {get-help $_.name -Examples} >> C:\temp\Ravello-Examples.txt

É isso aí, agora basta usar a criatividade. Bons scripts e até a próxima!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *