Conhecendo o VMware vSAN 2 Node com Direct Connect

Conhecendo o VMware vSAN 2 Node com Direct Connect

Anunciado com o vSAN 6.5 em novembro de 2016, o vSAN 2 Node Direct Connect realmente é uma mão na roda para filiais e pequenos escritórios remotos que precisam ter uma infraestrutura com alta disponibilidade, baixa complexidade e sem a necessidade de investir muito.

Fonte: VMware Blogs

A solução do vSAN 2 Node Direct Connect é composta por dois servidores ESXi e uma appliance chamada de VMware vSAN Witness Appliance. Esta appliance não irá executar máquinas virtuais, a sua função é servir como quorum para o cluster, por isso não deve ser executada nos dois servidores ESXi, ela deve ficar no site principal (matriz) ou na nuvem (vCloud Air).

Utilizando o Direct Connect é possível conectar a rede vSAN entre os dois servidores ESXi diretamente (ponto a ponto) e enviar o tráfego do vSAN Witness por uma rota alternativa (rede de gerencia, por exemplo), por isso, neste design não há necessidade de um switch de alta velocidade para a rede vSAN, o que pode ser uma economia significativa no custo total da infraestrutura.

Fonte: Jeff Hunter (@jhuntervmware)

Para ficar mais claro, imagine que você tenha um datacenter na matriz da sua empresa, lá você tem um vCenter Server e diversos clusters (vSAN, FC, iSCSI, etc), neste caso, em um destes clusters você irá efetuar o deploy do vSAN Witness Appliance, enquanto os dois servidores ESXi ficam na sua filial. Um design muito comum é utilizar duas interfaces de rede 10GB para vSAN e vMotion conectadas diretamente (ponto a ponto) e mais duas interfaces de rede de 1GB para a gerencia e máquinas virtuais, neste caso a rede do vSAN 2 Node Direct Connect ficaria como demonstrado na tabela abaixo:

NIC vSwitch Switch Físico Serviço Velocidade
VMNIC0 e 1 vSwitch0 Sim Gerencia e VMs 1GB
VMNIC2 vSwitch1 Não vMotion 10GB
VMNIC3 vSwitch2 Não vSAN 10GB

 

 

O vSAN 2 Node Direct Connect está disponível nas versões do vSAN 6.6, 6.5 e 6.2 (vSphere Update 03).

Recentemente eu escrevi um post separado em duas partes sobre como configurar o vSAN 2 Node Direct Connect no vSphere 6.5.0 (Configurando o VMware vSAN 2 Node com Direct Connect – Parte 1 e Configurando o VMware vSAN 2 Node com Direct Connect – Parte 2).

Referências

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

3 thoughts on “Conhecendo o VMware vSAN 2 Node com Direct Connect

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *