Conhecendo o Projeto Honolulu

Conhecendo o Projeto Honolulu

Por mais que o nome Honolulu pareça um pouco estranho, a ideia por trás disso me parece ser muito interessante. O projeto Honolulu foi anunciado no dia 14 de setembro (leia na integra Yes, we (still) love GUI tools!), mas foi no dia 22 de setembro (veja os vídeos) que foi disponibilizado a primeira versão para download (ainda em technical preview). De forma resumida, o projeto Honolulu é um arquivo (menor de 30MB) que pode ser instalado de três formas diferentes: cliente, gateway e servidor. Após a instalação é disponibilizado um conjunto de ferramentas de gerenciamento que estão acessíveis por meio de uma interface web.

A ideia do projeto Honolulu é permitir que os administradores de TI tenham controle total sobre todos os aspectos da sua infraestrutura, além de ser muito útil para a gestão de redes privadas que não estão conectados à internet. Segundo a Microsoft, o projeto Honolulu é a evolução moderna de ferramentas de gestão “in-box”, como o Server Manager e MMC, porém, a ideia é poder complementar o System Center Operations e Management Suite e não substitui-los.

Fonte: Windows Server Blog

Eu recomendo a leitura do deployment guide, onde contém os requerimentos, pré-requisitos e passo a passo para instalar o Honolulu. Após ler o deployment guide, você pode efetuar o download do primeiro technical preview e é possível baixar também o Honolulu Ignite poster. Além disso, para saber das novidades, é interessante ficar de olho no time do Server Management (blog e twitter).

É isso aí pessoal, até a próxima!

Obs: a dica sobre este projeto me foi dada pelo meu amigo Alessandro (também conhecido como “mestre”)  😎

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *