Configurando a rede iSCSI no VMware ESXi

Hoje veremos como configurar o vSwitch Standard para se comunicar com o storage via iSCSI. De acordo com a documentação do VMware vSphere, existem duas formas de configurar a rede iSCSI em hosts ESXi: utilizando um ou dois vSwitches Standard.

A configuração da rede iSCSI utilizando vSphere Distributed Switch (vDS) não será abordado neste post.

Utilizando um único vSwitch Standard

É necessário criar o vSwitch Standard e criar dois vmkernels. No exemplo eu criei o iSCSI-1 (10.0.1.101/24) e iSCSI-2 (10.0.2.101/24).

Clique no vmkernel iSCSI-1 e edite as opções de switch failover order, onde uma vmnic ficará ativa e a outra em unused. No exemplo, vmnic4 é ativa, enquanto vmnic5 é unused.

O mesmo vale para o vmkernel iSCSI-2, edite as opções de switch failover order, onde a vmnic5 é ativa, enquanto vmnic4 é unused.

Utilizando dois vSwitches Standard

No caso de utilizar dois vSwitches Standard não é necessário alterar as configurações de switch failover order, pois cada vSwitch ficará com uma unica vmnic e vmkernel.

Configurando Jumbo Frames

Para a configuração do jumbo frames é necessário alterar o MTU dos vSwitches e vmkernels de 1500 para 9000. Essa configuração deve ser feita também no seu switch físico.

Utilize o vmkping para testar se o jumbo frames está funcionando corretamente.

vmkping -I vmkX -d -s 8972 <IP>

vmkX = interface do vmkernel (vmk1, vmk2, etc)
<IP> = endereço IP de outro host ESXi ou do storage

Adicionando dispositivo iSCSI

Para adicionar o dispositivo iSCSI no ESXi siga este post.

É isso aí pessoal, até a próxima.

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *