Configurando o VMware vSAN

Configurando o VMware vSAN

Existem várias formas de configurar o vSAN, pode ser 2 Node, Streched, etc. Neste post eu vou abordar a configuração mais básica, ou seja, três nós de vSAN sem fault domain. Outro detalhe interessante é que em cada versão do VMware ESXi, temos versões do vSAN e existem algumas diferenças entre elas, como novas features e alguns outros detalhes. Porém, esta configuração do vSAN no Cluster será abordada de forma genérica, podendo ser executada em qualquer versão do ESXi / vSAN.

Então vamos direto ao ponto. Da mesma forma que você habilita o HA ou o DRS, o vSAN deve ser habilitado no cluster também. Antes de habilitar o vSAN no cluster, lembre-se de desabilitar o HA. Selecione o Cluster que você deseja habilitar o vSAN > Manage > General > Configure.

Neste caso vamos adicionar os discos de forma manual e não habilitaremos a deduplicação / compressão e fault domains / streched cluster.

Se os VMkernels dos hosts ESXi estiverem corretos, você verá algo parecido com isso. Recomendo ler o post Configurando a rede para o VMware vSAN.

Agora selecione os discos que serão utilizados para armazenamento e os discos que serão utilizados para cache (SSD).

Por fim, basta revisar as configurações e continuar para que o vSAN seja configurado no Cluster.

Após o termino das configurações é possível visualizar o datastore do vSAN e agora, caso necessário, você pode habilitar o HA novamente no Cluster.

Esta foi uma dica bem rápida sobre como habilitar o vSAN em um Cluster e em breve espero conseguir postar mais algumas coisas sobre configurações mais avançadas.

É isso aí pessoal, até a próxima!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *