Configurando o ESXi Nested no VMware vSphere 6

Configurando o ESXi Nested no VMware vSphere 6

Ultimamente tem se falado muito sobre Nested Virtualization (nunca traduza esse termo para português, ok?), mas o que realmente significa e como isso pode me ajudar?

Bom, em poucas palavras é possível dizer que o Nested Virtualization nada mais é que um hypervisor sendo executado por outro hypervisor. E por que você deve utilizar? Existem dois motivos que eu considero muito importantes: o primeiro é sobre a possibilidade de testar novos recursos sem alterar o seu ambiente principal e o segundo é sobre a possibilidade de criar snapshots (esse é o melhor).

nested-esxi

Quando utilizamos o Nested Virtualization, o host ESXi se transforma em uma máquina virtual, sendo assim é possível criar um ambiente vSphere, configurar da forma que desejar, criar um snapshot e depois integrar com OpenStack, vRA, Horizon, vSAN, NSX ou com qualquer outro software e por fim (se tiver um problema de configuração e/ou desejar fazer outro lab) é possível apenas reverter o snapshot e ter o ambiente novinho em folha.

Isso não é demais? Muito!  😀 

Importante: Nested Virtualization não deve ser utilizado em ambientes de produção, apenas para homologação, laboratórios e testes em geral. Recomendo a leitura do KB 2009916.

Para instalar o ESXi em uma máquina virtual, siga os passos abaixo:

  • Crie uma nova máquina virtual ou utilize uma existente (e não tenha medo de utilizar o vmxnet 3)
  • É necessário alterar o Guest OS, para isso selecione a versão do ESXi que será instalada (alguém mais viu o ESXi 6.5 ali?)  😀 

nested-virt-01

  • Marque a opção “Expose hardware assisted virtualization to the guest OS”

nested-virt-03-this

  • OPCIONAL – independente de ser nested ou não, sempre quando crio uma máquina virtual procuro manter apenas os componentes que realmente serão utilizados. Tenho a impressão que não vou utilizar o floppy drive, por isso eu removo (e desabilito na BIOS)

nested-virt-02

nested-virt-04

nested-virt-05

  • Por fim é necessário alterar as configurações de segurança do port group para permitir que as máquinas virtuais que irão ser executadas dentro do ESXi Nested consigam se conectar na sua rede. Para isso altere as opções “Promiscuous Mode” e “Forget Transmits” para Accept.

nested-virt-06

  • Agora basta instalar o ESXi e se divertir com o seu novo ESXi Nested!

nested-virt-07

Abaixo um exemplo da estrutura Nested que eu e a equipe da Teletex utilizamos para os laboratórios.

nested-virt-08

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

5 thoughts on “Configurando o ESXi Nested no VMware vSphere 6

  1. Boa noite Ricardo, montei um lab com 4 nested ESXi 5.5, seguindo o seu passo a passo acima. Deu tudo certo, até o momento, quando fui criar o cluster HA/DRS, pois percebi que os Nested ESXi hosts não se enxergavam (ping) pela management network. Sabe o que pode provocar esse problema? Muito obrigado.

    1. Bom dia, já encontrei qual era o problema: MAC addresses duplicados. Como criei do zero o primeiro Nested ESXi e depois clonei os demais, o MAC da placa de gerenciamento ficou duplicado. Muito obrigado.

      1. Olá Fernando, isso acontece as vezes. O melhor é deixar o MAC dinâmico ou clonar as máquinas virtuais sem interfaces de rede. Valeu e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *