Configurando iSCSI Server no Windows Server 2012 R2

Vejo muitas pessoas utilizando softwares como o starwind para configurar dispositivos iSCSI para testes (principalmente para virtualização) e muitas vezes não tem o resultado esperado ou são muito complexos para configurar. Para resolver este problema, basta utilizar o iSCSI Server do Windows Server 2012 / 2012 R2.

1) No Server Manager, instalar a role iSCSI Target Server

iscsi-server-windows-1

2) No Server Manager, clique em File and Storage Services > Servers. Com o botão direito no seu iSCSI Server selecione a opção iSCSI Target Settings e defina a rede utilizada para a comunicação.
* É altamente recomendável utilizar uma rede dedicada para a comunicação entre o iSCSI Server e os servidores que receberão as LUN’s.

iscsi-server-windows-2

3) No Server Manager, clique em File and Storage Services > iSCSI > Tasks > Create New iSCSI Virtual Disk…

4) Agora você seleciona se quer criar uma LUN do tamanho de uma unidade ou se quer utilizar um caminho personalizado e criar várias LUN’s na mesma unidade

iscsi-server-windows-3

5) Defina um nome para o Virtual Disk e depois o tamanho.
* Não vou entrar em detalhes sobre disco Fixo, Dinâmico e Diferencial 🙂

6) O Virtual Disk está pronto, agora vamos criar o iSCSI Target. Para isso, é necessário definir um nome e adicionar os servidores que terão acesso ao Virtual Disk clicando em Add e depois em Enter a value for the selected type > IP Address.
* Digitar o endereço IP de servidores Hyper-V ou VMware, por exemplo.


7) Agora basta conectar os servidores ao Virtual Disk do iSCSI Server (Sugestão: Adicionar dispositivo iSCSI no Windows Server)

 Pronto, os servidores estão conectados ao Virtual Disk do iSCSI Server e um novo volume está disponível no Disk Manager.

iscsi-server-windows-14

Valeu!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.