Alterando o IP do vCenter Server Appliance 6 (VCSA)

o vCenter Server é o componente central de um ambiente VMware e realizar alterações no endereço IP é raro (nem tanto assim), porém, as vezes pode acontecer e os cenários mais comuns são em migrações e/ou laboratórios.

É importante lembrar que dependendo do ambiente, muitas ferramentas estão associadas com o vCenter, desde backup, monitoramento ou softwares de replicação, por isso, após alterar o endereço IP do VCSA, será necessário garantir que todo o ambiente associado com ele seja reconfigurado (caso necessário).

De acordo com a documentação, não tem problema nenhum em alterar o endereço IP, desde que o hostname seja FQDN (ex: vcenter.domain.local).

To change the IP address of the appliance, verify that the system name of the appliance is an FQDN. If, during the deployment of the appliance, you set an IP address as a system name, you cannot change the IP address after the deployment, because the system name is used as a primary network identifier”

Ok, para alterar o endereço IP do VCSA, basta seguir os passos abaixo:

  • Efetue login no VCSA https://SEU-VCSA/vsphere-client/

ip-vcsa-2-1

  • Navegue até System Configuration > Nodes > SEU-VCSA > Manage > Networking > Edit e altere as configurações relacionadas com o hostname e IP. Neste caso eu alterei o endereço IP de 192.168.2.31 para 192.168.2.32.

ip-vcsa-6

ip-vcsa-7

  • Conecte no VCSA via SSH ou localmente e edite o endereço IP no arquivo hosts
    • shell.set --enabled True
      shell
      vi /etc/hosts

ip-vcsa-9

  • Efetue login no VCSA https://SEU-VCSA:5480, vá até Networking > Hostname > Edit e garanta que a opção “Obtain DNS settings automatically” está habilitada

ip-vcsa-3

  • Garanta que a entrada DNS esteja configurada com o nome e endereço IP corretos

ip-vcsa-8

  • Após essas alterações, basta reiniciar o VCSA!

É muito provável que o VCSA domine o mundo ganhe mais força nas próximas versões, por isso recomendo que você vá se familiarizando com ele  🙂

Valeu e até a próxima!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *