Alterando a Default Pathing Policy no VMware ESXi

Muitas vezes temos a necessidade de alterar a politica padrão de caminhos (Default Pathing Policy) no VMware ESXi, por mais que seja uma tarefa relativamente simples, é necessário realizar a alteração em todas as LUN’s de todos os hosts ESXi. Se o ambiente possuir uns 50 hosts com umas 100 LUN’s seria um pouco trabalhoso. Para tornar esta tarefa mais fácil, é possível alterar a politica padrão de caminhos, para isso é necessário poucas linhas de comandos em cada host ESXi.

1) Deve-se verificar qual o Storage Array Type

DefaultPSP-1

2) Com o comando esxcli storage nmp satp list, verificar qual é o Default PSP

DefaultPSP-2

3) Após coletar os dados, utilize o comando
esxcli storage nmp satp set -s VMW_SATP_DEFAULT_AA -P VMW_PSP_RR para alterar o padrão. Você receberá a seguinte mensagem: Default PSP for VMW_SATP_EQL is now VMW_PSP_RR

DefaultPSP-3

4) Agora execute o comando esxcli storage nmp satp list novamente para verificar que o VMW_SATP_DEFAULT_AA passou de VWM_PSP_FIXED para VMW_PSP_RR, ou seja, passou de Fixed para Round Robin.

DefaultPSP-4 DefaultPSP-5

Repita estes passos em todos os hosts ESXi e por fim reinicie-os, desta forma, todas as LUN’s (e futuras LUN’s) já adotarão este padrão.

LEMBRE-SE: o Round Robin pode não ser a melhor escolha para o seu ambiente. Verifique com o fabricante qual é a melhor politica para o seu storage.

Valeu!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *