Adicionando dispositivo iSCSI no VMware ESXi

Para adicionar dispositivos iSCSI ao VMware ESXi, basta configurar a LUN no seu storage (Sugestão: Configurar iSCSI Server no Windows Server 2012 R2) e seguir os passos abaixo:

Clique em Configuration > Storage Adapters > Add para adicionar o adaptador iSCSI.

Após alguns segundos você verá um novo adaptador iSCSI. Selecione o dispositivo e clique em Properties.

Clique na aba Network Configuration > Add e selecione o seu adaptador de rede que irá comunicar com o storage e clique em OK.

Agora vamos adicionar o Send Target Server, clique em Dynamic Discovery > Add e digite o endereço IP do seu storage (no meu caso é 10.0.1.150), clique em OK e rescan.

Se você clicar em Static Discovery pode ver alguns outros endereços IP / IQN, isso depende do que foi configurado no lado do storage.

Se tudo estiver correto, após o rescan será possível visualizar os targets conectados, devices e paths.

Agora basta criar os datastores, para isso, ainda em Configuration, clique em Storage > Add Storage e na janela que irá abrir, selecione Disk/LUN, escolha o disco iSCSI, em File System Version clique em VMFS-5 (ou superior, de acordo com a versão do ESXi), digite o nome do seu datastore, defina o tamanho ou clique em Maximum Available Space para utilizar o disco inteiro e por fim, clique em Finish.

Pronto, o seu host ESXi está enxergando o storage e o datastore está criado e disponível para armazenamento. Valeu!

Posts Relacionados

Ricardo é especialista em TI e apaixonado por Virtualização. É graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Gestão de TI, além de possuir várias certificações Microsoft e VMware.

2 comentários sobre “Adicionando dispositivo iSCSI no VMware ESXi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.